Jornal ÉME – 10.12.21 – Os delegados da província do Cuando Cubango, encabeçados pelo seu primeiro-secretário, camarada José Martins, efectuaram (08) em Luanda, uma visita de solidariedade ao antigo combatente e veterano da Pátria, camarada Manuel Francisco Tuta “Batalha de Angola”.

De 78 anos, o camarada Batalha de Angola dirigiu a província do Cuando Cubango nos anos 80 e posteriormente de 2009 a 2012, exerceu as funções de primeiro-secretário do Comité Provincial do Partido.

Visivelmente emocionado pela inesperada visita de cerca de 96 camaradas, representantes de todos os municípios da província do Cuando Cubango, o camarada Batalha de Angola agradeceu o gesto e relembrou com nostalgia os feitos heróicos na mobilização de militantes na luta contra as forças armadas estrangeiras.

Por sua vez, o camarada José Martins considerou, Batalha de Angola, um dos militantes destacados, que desde os primeiros momentos da fundação do MPLA, participou de forma abnegada no processo de libertação nacional de Angola e na luta para a defesa da integridade do território no pós-independência.

“Transmitiu-nos palavras bastante ricas em relação a sua experiência como militante, no desempenho de funções no Executivo e no trabalho ligado ao desenvolvimento social das populações”, realçou.

José Martins ao falar sobre a atenção que se deve dar aos antigos combatentes, acentuou que a “história revela que jamais se pode esquecer os aqueles que verteram o seu sangue pela libertação do país, mesmo estando fora da vida política activa, por serem recursos inestimáveis na transmissão de ideias, conhecimentos e ensinamentos práticos”.

Entre canções e aplausos vibrantes, a delegação fez a entrega ao camarada Batalha de Angola de diversos produtos da cesta básica.  

JG

DG