Jornal ÉME – Cuito – 11.03.23 – A Agenda Política do MPLA para o ano de 2023 tem como grandes prioridades aproximar mais a governação ao cidadão, trabalhar mais e comunicar melhor, assim como melhorar a organização do Partido e a sua inserção na sociedade, anunciou hoje, sábado (11/03), na cidade do Cuito, província do Bié, a Vice–Presidente do MPLA, Luísa Damião.

A dirigente falava em representação do Presidente do MPLA, João Lourenço, durante o acto central nacional do lançamento da Agenda Política que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo do Sporting Petróleos do Bié.

Luísa Damião referiu que o documento resulta de um amplo processo de reflexão interna, de avaliação profunda da realidade do País nos vários níveis, e é um instrumento para o apoio ao Executivo e para um maior fortalecimento das estruturas do Partido e das suas organizações sociais.

Segundo Luísa Damião, o instrumento reitor das principais acções do MPLA para 2023 assenta em dez (10) eixos estratégicos.

O documento define também o aprofundamento da democracia interna no Partido e nas organizações sociais, acentuando o cumprimento dos estatutos e regulamentos e o acatamento das decisões tomadas regularmente pelos órgãos e organismos competentes.

Promover e assegurar uma governação de qualidade, com ênfase no controlo e na execução da despesa pública, em prol do desenvolvimento e benefício das populações, bem como preservar a unidade de acção com respeito pela diversidade de pensamento, constituem também um dos focos do MPLA para o presente ano.

A Vice–Presidente do MPLA indicou que o lançamento da Agenda Política acontece num contexto muito especial, pois tem lugar depois da realização das eleições gerais e da aprovação do Orçamento Geral do Estado, o que permite colocar em prática algumas das promessas eleitorais neste primeiro ano de mandato.    

De acordo com Luísa Damião, os 10 eixos estratégicos serão materializados através de um conjunto de iniciativas que constam da Agenda Política.

Para tal, reforçou que será necessário a adopção de uma postura de maior comprometimento com o trabalho político, maior abertura para o diálogo, aprofundamento da democracia interna, maior sentido de superação e foco da parte de todos os militantes do MPLA da base ao topo.

A Agenda Política comporta um ambicioso projecto de acção política que pugna pelo compromisso contínuo da construção de uma Angola mais justa, mais democrática e inclusiva, com base na moralidade social, no combate contínuo à corrupção e a impunidade.

Testemunharam o evento, o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, o primeiro secretário do MPLA do Bié, Pereira Alfredo, os membros do Secretariado do Bureau Político, do Bureau Político, do comité provincial, deputados à Assembleia Nacional, entre outros convidados.

Estiveram também presentes militantes vindos de todos os municípios da província, autoridades tradicionais e eclesiásticas, organizações juvenis e membros da sociedade civil.

Texto: DN
Fotos: DDS/DG