Jornal ÉME – Luanda – 03.10.23 – Os angolanos residentes em França, juntaram-se recentemente na cidade de Paris, para analisar a acção e o papel do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, na afirmação de Angola no Mundo. 

A palestra que teve como oradora, a embaixadora de Angola acreditada em França, Guilhermina Prata, visou, dentre outros assuntos, homenagear o político e escritor, no âmbito da jornada do Dia do Herói Nacional, onde se relembrou a sua trajectória e dedicação à pátria no processo de libertação de África, e em particular de Angola.

Segundo a diplomata, as concepções e práticas de Neto sempre foram alvos de admiração e respeito, e o seu exemplo serve de impulso à luta dos povos que continuam submetidos à humilhação, exploração e aos novos conflitos.

Acrescentou que Agostinho Neto considerava de vital importância para o progresso da humanidade e, sobretudo, a nível africano, no estabelecimento de uma nova ordem económica internacional e particularmente, a cooperação regional e continental em África.

A República de Angola comemorou a 17 de Setembro, do corrente ano, o Dia do Herói Nacional e Fundador da Nação, que decorreu sob o lema “Juntos pelo Desenvolvimento de Angola.

Texto: NJ