Jornal ÉME – Luanda – 06.11.23 – A Secretária do Bureau Político para Política de Quadros, Ângela Bragança, destacou nesta segunda-feira (06) em Luanda, o alto nível de formação dos quadros do MPLA, para uma melhor interpretação dos actuais e futuros desafios sociais, económicos e políticos.

A dirigente teceu estas considerações no final de uma cerimónia de premiação do concurso de estudo sobre “Um Novo Capítulo de Amizade Africa-China na Nova Era” e “Vídeos Curtos” promovido pelo Partido Comunista Chinês (PCC).

A sessão decorreu no sistema de videoconferência e contou com as participações do director geral para os Assuntos Africanos do Departamento Internacional do Comité Central do PCC, Wang Heming, e de representantes do Uganda, Moçambique, Burkina Faso, Tanzânia e demais convidados.

Ao qualificar o grau de formação, Ângela Bragança, referiu que, o Departamento de Quadros tem sido bastante criterioso na selecção dos militantes que frequentam os distintos cursos, afim também de replicarem os conhecimento a outros militantes.

Segundo a Secretária do BP as “excelentes” relações de amizade existentes entre o MPLA e o PCC, saem reforçadas, fundamentalmente no fortalecimento do trabalho ideológico.

O concurso decorreu em Junho último na cidade de Dar-es-Salaam, República da Tanzânia, onde a comitiva angolana encabeçada pelo membro do Bureau Político, João Diogo Gaspar, participou com 21 quadros, tendo alcançado a consagração nas categorias de Prémio de 1.º Escalão, Prémio de 3.º Escalão e Prémio de Menção Honrosa.

O vencedor do Prémio de 1.º Escalão, João Diogo Gaspar, disse que a sua abordagem cingiu-se na visão e pensamento do presidente chinês, Xi Jin Ping, sobre o Socialismo numa Nova Era da China, que teve como objectivo, a satisfação dos seus povos e fortalecimento da economia chinesa, projetando uma visão 2020/2030, com finalidade de reduzir o índice de pobreza e da fome.

“O prémio tem um grande significado, porque foi necessário muito empenho e dedicação. Quando se trata de uma premiação com dimensão internacional, significa dizer que Angola tem quadros capazes de responder os desafios do presente e do futuro” acrescentou.

O evento ficou marcado também com intervenções de representantes de outros partidos políticos que falaram da importância destas formações, que visam doptar os participantes de conhecimentos para melhor servir os seus povos.

Texto: DN