Jornal ÉME – Luanda – 21.04.2023 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro de Morais Neto, disse (21), em Luanda, que existe a possibilidade de ser realizada, em breve, uma Assembleia Geral com as diferentes associações legais representativas da classe.

Camarada Pedro de Morais Neto

O dirigente partidário destacou o facto durante um encontro, com a duração de mais de duas horas, realizado no distrito do Tala-Hady, município do Cazenga, com os membros da Associação dos Reformados das Forças Armadas Angolanas (ARFA).

De acordo com Pedro Neto, o Partido tem, na sua agenda, a proposta para a realização de uma Assembleia Geral com as diferentes associações legais representativas da classe, para o fortalecimento da qualidade do diálogo e assim corporizar as orientações do Presidente João Lourenço, sobre a necessidade de olhar e atender, com atenção, as preocupações desta franja da sociedade angolana.

No encontro, Pedro Neto colocou-se à disposição da Associação para ouvir as preocupações dos membros da ARFA, deixando patente o facto de que o MPLA jamais virará as costas ao movimento associativo da classe.

Segundo o político, a sua presença na sede da ARFA “não se cinge apenas em constatar in loco as condições das vossas instalações, nem em solucionar os problemas apresentados, mas procurar servir de interlocutor e intermediador para levar as preocupações apresentadas às estruturas de direito para a devida resolução”.

“Existe uma legislação clara para o atendimento conveniente e dignificante para os antigos combatentes e veteranos da pátria, com destaque para a Lei de Protecção Social e nós vamos continuar a trabalhar e juntar sinergias para que elas sejam observadas e respeitadas” realçou o membro do MPLA.

Durante o encontro foram apresentadas preocupações e inquietações atinentes aos membros da ARFA, tais como, o pagamento das pensões, a assistência médica e medicamentosa, entre outros.

Por sua vez, o Presidente da Comissão de Gestão da ARFA, Mário Francisco, fez o ponto de situação da agremiação, apresentando de forma sintetizada as principais iniciativas realizadas desde a sua fundação em 2011, com destaque para os 23 órfãos, 246 viúvas, dois mil e 815 reformados tutelados pela Associação.

Mário Francisco adiantou que a Associação já providenciou, através de parcerias, formação técnico-profissional para 52 jovens, nas mais diversas especialidades, dos quais cinco encontram-se inseridos no mercado de trabalho.

Texto: NBS – Edição: LG