Jornal ÉME – Luanda – 18.04.23 – O responsável do Movimento de Resistência Nacional (NRM, sigla em inglês) no poder na República do Uganda, Henry Okello Oryem, manifestou-se confiante com o reforço e dinamização das relações históricas entre o MPLA e o seu partido.
O dirigente político manifestou este optimismo depois da audiência concedida (17) pela Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, na Sede Nacional do partido, em Luanda.
Segundo Henry Okello Oryem, durante o encontro foi abordado o papel preponderante que os partidos MPLA e o NRM têm desempenhado na pacificação da Região dos Grandes Lagos e a oportunidade serviu para felicitar a intensa actividade diplomática levada a cabo pelo Presidente e Líder do MPLA, João Lourenço, para a manutenção da estabilidade na referida região e no continente africano.
O dirigente do partido Movimento de Resistência Nacional (NRM) afirmou ainda à imprensa que a audiência serviu também para anunciar a visita do Secretário-geral do seu partido a Angola nos próximos dias, sendo um dos objectivos, com a Direcção do MPLA, dinamizar as relações de cooperação e de amizade entre os dois partidos.
As relações político-partidárias entre ambos os partidos, segundo Henry Okello, “são um oásis da paz e estabilidade na região sudeste de África”, que assumiram preponderância e protagonismo durante a luta de libertação, com o MPLA a apoiar a SWAPO, na Namíbia, e o NRM ao lado da FRELIMO, em Moçambique.
Texto: NBS – Fotos: DG
Edição: LG