Jornal ÉME – Luanda – 29.03.24 – As vencedoras da segunda edição do Prémio Nacional “Mulher de Mérito 2023” foram prestigiadas, quinta-feira (28) no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, durante a realização da Gala de Consagração, que distinguiu a excelência, competência e proactividade no trabalho evidenciado ao longo do ano transato.

O evento que decorreu num ambiente festivo, contou com as presenças da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e de distintas personalidades ligadas à vida política, económica, cultural e social do País.

A este respeito, a Vice-Presidente do MPLA, enalteceu a realização da gala e considerou ser um sinal de que as mulheres têm estado a prestar o seu melhor contributo enquanto promotoras do desenvolvimento, educadoras por excelência, e guardiães da paz.

Em outras palavras, Luísa Damião, enfatizou, que o trabalho prestado pelas mulheres é reconhecido em várias áreas, e é sinónimo de que se está a valorizar o seu potencial, e despertaram para a necessidade de continuar a dar o seu contributo para colocar Angola na rota do desenvolvimento.

O concurso visou homenagear as mulheres angolanas de forma singular ou associada que se destacaram em 2023 na implementação e difusão de projectos inovadores e sustentáveis, valorizando o mérito, a excelência e a resiliência.

A segunda edição do Prémio Nacional Mulher de Mérito 2023, contou com 10 categorias em que foram vencedoras, Laurinda Cangombe (Inovação), Ana Vieira Dias (Superação), Lúcia António (Agricultura), Antónia Raul (Empreendedorismo), Antónia Mumbepia (Cidadania).

Completaram ainda o quadro de vencedoras, Lwiana Contreiras (Cultura e Arte), Maria Santos (Turismo), Maria Prazeres (Pecuaria), Margarida Marçal (Comunicação Social), e Constantina António (Saúde).

As vencedoras foram brindadas com um troféu referente a categoria concorrida, um certificado, título de apoio financeiro ao projecto inscrito, assim como um milhão e 500 mil kwanzas.

O corpo do jurado foi constituído por figuras proeminente da sociedade angolana que personificam o rigor e imparcialidade no processo de avaliação das candidaturas, em que teve como presidente de mesa, Eduarda Borja, e os seguintes membros, Lueji Pestana, Felismino da Costa, Wilson Adão, Gabriela Teixeira, Ilda Jeremias, Nguxi dos Santos, e Ramiro Barreiro.

Sob a apresentação de Dinamene Cruz e Jerónimo Goncalves, a gala contou com o suporte musical da Banda Movimento, e teve participações de cantores da praça nacional, com realce para Yola Semedo, Miguel Buila e Super Muteka.

O evento foi promovido pelo Ministério da Accão Social, Família e Promoção da Mulher, em parceria com a Sonangol, Televisão Pública de Angola, Porto de Luanda, Sociedade de Microcrédito “Digicredito” e o Hotel de Convenções de Talatona.

Texto: DN

Fotos: DG