Jornal ÉME – Luanda – 07.03.24 – Os taxistas que circulam no troço Bibala-Camucuio mostraram-se satisfeitos com o nível de reabilitação da estrada entre os dois municípios, separados por cerca de 90 quilómetros, ambos localizados na província do Namibe.
Os taxistas saudaram a iniciativa do governo local e admitiram que, uma vez reabilitado o troço Bibala-Camucuio, os níveis de desenvolvimento socioeconómico destes dois municípios irão aumentar, permitindo a melhoria das condições de vida das populações.
O presidente da Associação dos operadores de táxi no município da Bibala, José Quintas disse que a reabilitação deste troço vai contribuir para a preservação das viaturas e garantir que os passageiros tenham uma viagem mais cômoda.
Por sua vez, o administrador do município de Camucuio, Azevedo Calassola referiu que num passado recente, os automobilistas que saíssem da Bibala para o Camucuio e vice-versa, levavam cerca de seis horas.
Hoje, com a reabilitação destas estradas, os automobilistas passam a fazê-los em apenas poucas horas.
A situação actual de três pontes principais sobre os rios Vtchapitchapi, Pilagombe e Caitou, bem como as preocupações ligadas as condições de acomodação de um parque destinado para taxistas e passageiros do troço Bibala-Camucuio (vice-versa), foram apontadas pelos líderes das Associações dos taxistas.
A Associação dos Taxistas nas províncias do Namibe e da Huíla, controla 24 viaturas no percurso Bibala-Lubango, 16 veículos na rota Bibala-Camucuio, quatro Toyotas Bibala-Lola e três circulam entre os municípios de Virei-Moçâmedes.
Importa ressaltar que cerca de 50 quilómetros do troço que liga Bibala ao município do Camucuio, já foram intervencionados.
Texto: JG