Jornal ÉME – 16.03.23 – Pela segunda vez a bandeira de Angola volta a ser hasteada (17) no Campeonato Mundial de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em Sebring, Flórida (EUA), através do piloto angolano Rui Andrade, integrante da equipa WRT.

Com a realização de testes oficiais de pré-temporada (15), Rui Andrade mostra-se optimista prometendo dar o seu melhor, elevando a bandeira angolana para os lugares cimeiros.

Em entrevista à “Rádio 5”, Rui Andrade explicou que a época arrancou agora “com dois dias de testes oficiais aqui em Sebring, Flórida, Estados Unidos da América, e a equipa fez um excelente trabalho. Em dois dias conseguimos completar o programa de testes que nós queríamos fazer, obviamente nós vimos que o nosso momento era muito bom, mas nós não sabemos o quanto é que outras equipas estão a esconder, nós sabemos que já temos margens, mas apesar disso tivemos bons ritmos durante os dois dias. O carro andou sempre muito bem, sem nenhum problema e ficámos muito satisfeitos com o que conseguimos completar.”

O piloto angolano assegurou que “o grupo está muito unido e nós sabemos que fizemos tudo que podíamos fazer e tudo que temos feito no passado, nós temos sempre a possibilidade de lutar pelas vitórias e, então, é exatamente isso que vamos fazer, vamos dar o nosso melhor e ver o que podemos fazer porque o objectivo é conseguirmos alcançar o pódio e a vitória este ano.”

Na entrevista concedida à “Rádio 5” Rui Andrade pediu ao povo angolano “que torce por mim, … estou a trabalhar muito, com muita dedicação para dar sempre o meu melhor e obviamente tentar lutar por este resultado que todos nós queremos para representar o país como tenho feito sempre com vitórias, bons resultados que é isso que importa, é elevar a bandeira angolana para o lugar mais alto do pódio e sim continuar a lutar sempre por isso.”

O piloto angolano Rui Andrade começou a época de 2022 com um pódio em Sebring, seguido por outro no Spa-Francorchamps, mas o destaque absoluto da temporada foi em Monza, conquistando a primeira vitória no FIA WEC, tornando-se o primeiro do nosso país a vencer uma corrida num Campeonato do Mundo.

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA é uma competição automobilística internacional, organizado pela Federação Internacional de Automobilismo e pelo Automobile Club de l’Ouest.

O WEC, como também é conhecida, é destinada aos protótipos desportivos e carros de turismo. A sua temporada inaugural ocorreu em 2012. A mesma designação já havia sido utilizada pela FIA entre 1981 e 1985. Existem 4 categorias: Hypercar (LMH e LMDh) e LMP2, reservadas a determinados protótipos; por outro lado, corridas de GT divididas em equipas com apenas pilotos profissionais (GTE-Pro) e, equipas com pilotos amadores e profissionais (GTE-Am).

Texto: LG/EMS – Edição: LG