Jornal ÉME – China – 15.03.24 – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, iniciou na manhã desta sexta-feira, 15, os três dias de visita de Estado à República Popular da China, a convite do Presidente Xi Jinping. A visita acontece seis anos depois da anterior de igual carácter, em 2018.

No período da manhã de hoje, o Presidente João Lourenço e delegação acompanhante mantiveram um encontro com o Primeiro Ministro chinês, Li Qiang, seguindo-se, pouco depois, uma reunião de cortesia com o Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional (parlamento), Wu Bangguo.

No período da tarde, aconteceu o ponto mais alto da segunda visita de Estado de João Lourenço à China, o encontro com o Presidente Xi Jinping.

Num diálogo testemunhado pelos integrantes das respectivas delegações, os dois líderes deixaram claro o firme propósito de reforçar a cooperação que liga as duas nações.

Ao intervir na reunião, o Chefe de Estado angolano disse que as relações bilaterais de amizade e de cooperação económica são boas e exemplares, embora reconheça a existência de um grande potencial por explorar e aproveitar em benefício de ambos os países e nações.

João Lourenço manifestou a intenção de ver incrementado o investimento privado cruzado, ou seja, chinês em Angola e angolano na China, sobretudo agora que foi aprovado e entrou em vigor o Acordo de Proteção e Promoção Recíproca do Investimento.

O Presidente chinês referiu-se a acções concretas da cooperação bilateral, assinalando o compromisso do seu Governo com a boa marcha dos projectos Caculo Cabaça, Porto do Caio e desenvolvimento da Banda Larga em Angola.

Anunciou que o poder político chinês vai continuar a incentivar e a apoiar empresas chinesas competitivas para que façam negócios em Angola e deixou aberta a possibilidade que empresas angolanas actuem também no mercado chinês: “os produtos angolanos de boa qualidade são bem-vindos na China”, indicou.

Disse também o Presidente Xi Jinping que a China continuará a oferecer bolsas de estudo a cidadãos angolanos, enviará equipas médicas a Angola e promoverá a cooperação entre hospitais.

Neste encontro, o Presidente João Lourenço convidou o seu homólogo chinês, Xi Jinping, a efectuar uma visita oficial a Angola. O convite foi aceite, sendo que a data da realização da visita será marcada pelos canais apropriados.

Xi Jinping, ao aceitar o convite, lembrou que no ano de 2010, sendo Vice Presidente da República Popular da China, havia visitado Angola e que guarda dessa viagem “intensas recordações”, sobretudo a “recepção efusiva” em Luanda.

“Lembro-me de, há 14 anos, ter visto em Luanda vários prédios em construção, muitos projectos em execução. Tenho toda a honra de aceitar o seu convite, Senhor Presidente”, disse o líder chinês.

No final do encontro, os dois Presidentes testemunharam a assinatura de um conjunto de instrumentos jurídicos destinados a reforçar a cooperação entre ambos os países, relacionados com os sectores do desporto, comércio, agricultura, desenvolvimento sustentável, infra-estruturas digitais, entre outros.