Jornal ÉME – Luanda – 12.07.23 – O Presidente da República, João Lourenço, procedeu na manhã desta quarta-feira (12), no município de Talatona, província de Luanda, a inauguração da primeira Escola da Rede 42, cuja aprendizagem dispensa a presença de professores nas salas de aulas.

Localizada no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Comunicação (ISPTEC), a infraestrutura vai funcionar com o apoio financeiro do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, num orçamento avaliado em cerca de três milhões de dólares.

A instituição conta com mais de 300 computadores, onde os estudantes de forma virtual, optam por especializações em várias áreas ligadas a cibernética e aprendem os conceitos fundamentais da programação.

Conhecida internacionalmente como “A42”, a iniciativa de transmissão de conhecimentos é feita pelo desenvolvimento de projectos que permitem ganhar pontos e passar de nível, como se de um jogo se tratasse. 

Uma vez aprendidas as bases, cada aluno é livre de desenhar o seu próprio percurso, escolhendo os projectos que lhe permitem ganhar conhecimento nas áreas que mais lhe interessa.

Testemunharam igualmente o acto de inauguração a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, os membros do Executivo e da direcção da instituição.

Texto: DN
Fotos: DDS/DG