Jornal ÉME – 13.01.22 – O MPLA considerou “deplorável e irresponsável” o aproveitamento decorrente da paralisação de uma pequena parte dos táxis de Luanda, e afirma que serviu de “pretexto para a prática de um acto de terror”.

Esta manifestação vem expressa no comunicado final da 1.ª Reunião do Secretariado do Bureau Político que foi orientada pelo Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, nesta quinta-feira, (13) na Sede do MPLA, em Luanda.

O SBP denunciou ainda “a materialização de um macabro plano de ingovernabilidade através de” uma estratégia de “fomento da vandalização de bens públicos e privados, incitação à desobediência civil, na tentativa da subversão do poder democraticamente instituído”.

De acordo com o comunicado final, o MPLA reafirmou  o compromisso em permanecer inflexível e vigilante na ingente batalha para a manutenção da paz e da reconciliação nacional.

A nota apelou “aos militantes, simpatizantes e amigos do Partido a cerrarem fileiras em torno do Camarada Presidente João Lourenço, que lidera de forma implacável os processos conducentes à promoção do desenvolvimento humano e bem-estar dos angolanos”.

O Secretariado do Bureau Político reiterou a condenação ao acto de rebelião ocorrido no dia 10 de Janeiro do presente ano, em Luanda, que alterou a ordem pública e vandalizou bens públicos e privados.

O MPLA “endereça a sua solidariedade”, em “particular aos profissionais da saúde e da comunicação social” e lamentou o facto desta situação por “em risco a segurança física e a vida de muitos cidadãos”.

Durante a reunião, orientada pelo Presidente do MPLA, os membros do Secretariado do Bureau Político “encorajam o povo angolano a manter-se vigilante contra acções subversivas e antipatrióticas”.

Ainda assim, o MPLA exorta os cidadãos a continuarem firmes “no respeito às normas de sã convivência na diferença, o respeito às autoridades, ao bem público e privado, como cívica contribuição para a construção de uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva”, lê-se no comunicado.

A nota acrescenta que no encontro foram analisados diversos assuntos ligados à vida interna partidária e outros relativos à promoção do desenvolvimento sustentável e diversificado, com o intuito primordial de resolver os problemas do povo.