Jornal ÉME – Luanda – 23.01.24 – “Promover um Ambiente Sustentável em Angola é Valorizar a Vida” é o tema das Jornadas do Dia Nacional do Ambiente, abertas nesta segunda-feira (22), na cidade do Sumbe, capital da província do Cuanza-Sul.

O acto de abertura foi  presidido pelo vice-governador para o sector Técnico e Infraestruturas, Heitor Alfredo, que referiu na ocasião que o lema deste ano se reflecte nas acções visíveis do sector no domínio do saneamento das comunidades e na proibição de queimadas e da caça furtiva.

O governante que esteve acompanhado dos responsáveis do sector ambiental da provincia e do administrador municipal do Sumbe, Adérito Jorge, ressaltou a importância do sector sobre a qualidade de vida das populações.

No evento foram também esclarecidas aos presentes  as “Estratégias de Protecção Ambiental a nível Global e Nacional”, assim como a forma de manter informada as populações sobre a preservação do meio ambiente.

O Dia Nacional do Ambiente se comemora na última semana de Janeiro, é de âmbito nacional e foi instituída com base na realização da Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda, em 1976.

A institucionalização desta data teve como principal objectivo, reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

Texto: JA/JV