Jornal ÉME – Ndalatando – 23.03.23 – O Secretariado Nacional da JMPLA realizou, hoje, quinta-feira (23), no Cine Ndalatando, província do Cuanza Norte, uma conferência sob o tema “A Importância da Batalha do Cuito Cuanavale para a Libertação da África Austral”.

O evento, realizado no âmbito da Jornada Política e Patriótica da JMPLA na província do Cuanza Norte, foi presidido pelo 1º secretário Nacional, Crispiniano dos Santos, e teve como orador o general Clemente Cunjuca, que partilhou a sua experiência e conhecimentos com a juventude de várias organizações juvenis da província.

Segundo Crispiniano dos Santos, a JMPLA realizou a conferência sobre a Batalha do Cuito Cuanavale para os jovens conhecerem a história do país e respeitarem os antigos combatentes, que muito fizeram para a libertação não só de Angola, mas de toda a África Austral.

O dirigente juvenil orientou os jovens a serem verdadeiros promotores da paz e do desenvolvimento do país, sendo a história do Cuito Cuanavale uma inspiração para a construção de “Angola que sonhamos para a actual e para a futura geração”.

Por sua vez, o general Clemente Cunjuca disse que é necessário que a juventude angolana respeite todos os cidadãos angolanos que se sacrificaram para a construção desta nação.

Clemente Cunjuca afirmou que o 23 de Março está associado à célebre batalha do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, em 1988, e considerou a maior batalha convencional depois da Segunda Guerra Mundial, que opôs o Exército angolano, ajudado pelas forças internacionalistas cubanas, às forças invasoras sul-africanas do “Apartheid”.

Concluiu que o 23 de Março pôs fim ao mito da invencibilidade das forças do então regime segregacionista sul-africano, abrindo portas à Independência da Namíbia, à libertação de Nelson Mandela, ao fim do “apartheid”, à paz e estabilidade na África Austral.

Texto: NJ
Fotos: DG