Jornal ÉME – Luanda – 14.07.23 – A Associação dos Moradores das Centralidades e dos Novos Centros Urbanos de Angola (AMOCCUANG), está preocupada com o alto índice de desvalorização dos conceitos morais e o aumento de iniciativas que promovem o ódio e a destruição dos bens públicos.

A associação promoveu nesta quinta-feira (13) em Luanda, uma mesa redonda sobre a “Moralização da Sociedade”, com o objectivo de chamar a atenção da juventude para a necessidade de se continuar a resgatar os valores patriótico, cívico e cultural, elementos fundamentais de sustentabilidade da paz e harmonia social.

Na abertura do evento, o coordenador da AMOCCUANG, Geovani Ramos, apelou para o reforço da consciência patriótica e da dignidade cívica, que são elementos de grande importância no desenvolvimento sóciocivil da juventude.

Por outro lado, o docente universitário, Jandir Patrocínio, ao falar a margem do evento, defendeu uma profunda reflexão sobre o posicionamento e a utilização correcta que os jovens devem ter nas redes sociais.

“Alguns jovens usam as redes sociais para praticar crimes de difamação, manifestações desordeiras, bem como outras formas de violência e desentendimento, actos que constituem crimes nos termos da lei”, alertou.

Ao mesmo tempo, Jandir Patrocínio, acrescentou que, as redes sociais devem servir para os jovens desenvolverem as suas acções no âmbito da educação, ensino, empreendedorismo juvenil e contribuição para o desenvolvimento do país.

O evento esteve dividido em quatro painéis, onde foram abordados assuntos como, “A História da Superação”, “Motivação”, e “Como Ser Um Jovem Produtivo” .

O momento serviu também para apresentar a obra literária, “O carácter não se molda”, da autoria do jurista Dário Gaspar.

A palestra sobre a moralização da sociedade, reuniu mais de 300 jovens, entre líderes juvenis e estudantes do ensino superior.

Texto: JG