Jornal ÉME – Saurimo –28.11.23 – O Regedor da localidade do Luaxe, Muzeno Moçambique, defendeu, na cidade de Saurimo (Lunda Sul), a necessidade de se disponibilizar maior número de empregos aos jovens da circunscrição da mina do Luele.

Em declarações, após a inauguração da mina do Luele, pelo Presidente da República, João Lourenço, o regedor afirmou que, apesar da mina nesta fase empregar alguns, mas há outros por inserir no quadro das solicitações feitas e nos acordos mútuos firmados.

Explicou que não é contra a proveniência de outros jovens ou técnicos formados, mas deve existir um equilíbrio para evitar-se greves e situações que em nada abonem a boa convivência entre empregador e a classe juvenil.

Muzeno Moçambique disse que a mina do Luele pode igualmente criar espaços para aulas, lá serem ministrados cursos profissionais, como operadores de máquinas e outros, para que os jovens estejam habilitados para o emprego.

Por outro lado, afirmou que a mina constitui um ganho para a província, pois irá contribuir para o desenvolvimento da região, esperando que, no âmbito social, sejam construídas mais escolas, espaços de lazer, sistemas de captação e abastecimento de água, entre outros.

Para o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, a taxa de desemprego na região situa-se em 57,3 porcento, pelo que os projectos mineiros e os concursos públicos levados a cabo pelos Ministérios da Educação e da Saúde têm absorvido maior número de jovens.