FALECIMENTO DO TENENTE-GENERAL ANTÓNIO VALERIANO

Jornal ÉME – Luanda – 29.11.23 –  O Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento, com profundo sentimento de pesar, da morte do Tenente-General na Reforma, ANTÓNIO VALERIANO, ocorrida dia 27 de Novembro de 2023, aos 67 anos de idade, por doença.

Nascido aos 10 de Outubro de 1956, no município da Caala, província do Huambo, ANTÓNIO VALERIANO destacou-se como um dos Comandantes da histórica e vitoriosa Batalha do Cuito Cuanavale, travada a 23 de Março de 1988, que deu o ponto de viragem decisivo na guerra em Angola, com implicações regionais, e permitiu os acordos de Nova York, que culminaram com a Independência da Namíbia e o fim do regime do Apartheid, na África do Sul.

Mais do que uma realidade dolorosa do processo da vida humana, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, considera que a morte do Tenente-General ANTÓNIO VALERIANO, diminui a possibilidade das gerações vindouras vivenciar a narração, na primeira pessoa, da Batalha do Cuito Cuanavale e outros desenvolvimentos das Forças Armadas Angolanas, de que o malogrado foi uma referência obrigatória.

O Tenente-General ANTÓNIO VALERIANO destacou-se como dos mais intrépidos Combatentes e Comandantes, que soube interpretar e aplicar, na prática, os anseios mais nobres do Povo Angolano, no longo conflito armado pela Paz em Angola.

Com uma vasta e reconhecida jornada de luta, o Tenente-General ANTÓNIO VALERIANO, foi Comandante da 25.ª Brigada, Comandante da 4.ª Divisão de Infantaria Militar no Bié, bem como um acérrimo defensor da contínua superação académica dos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), como pressuposto fundamental para acompanhar a evolução dos tempos modernos.

Licenciado à Reforma por via da ordem de serviço do Comandante-Em-Chefe n.º 6/23, o Tenente-General ANTÓNIO VALERIANO, será eternamente recordado como um dos melhores filhos de Angola, que por ela lutou e deu os melhores dias da sua vida.

Pelo infausto acontecimento, o Bureau Político do Comité Central, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, inclina-se perante à memória de ANTÓNIO VALERIANO e apresenta à família enlutada, sentidas condolências.

MPLA – TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

LUANDA, 28 DE NOVEMBRO DE 2023.

O BUREAU POLÍTICO.