Jornal ÉME – Luanda – 01.04.23 – O Presidente do MPLA, João Lourenço, reuniu hoje, sábado (01), em Luanda, o Conselho de Honra, seu órgão de consulta, para informar sobre a situação política, económica e social do país.

Esta primeira reunião do Conselho de Honra do MPLA realizada no Complexo Turístico Futungo II visou abordar questões sobre o estado e o funcionamento do Partido.

De acordo com o comunicado produzido no final do encontro, os membros do Conselho de Honra congratularam-se com as informações recebidas do Presidente do MPLA.

Durante a reunião, os membros do Conselho de Honra formularam os seus pontos de vista, apresentaram propostas e considerações que mereceram a devida atenção do Presidente João Lourenço.

O Conselho de Honra considerou que o país vive um clima de Paz que deve ser preservado e servir de pressuposto fundamental e incontornável para o desenvolvimento de Angola e, consequentemente, a melhoria contínua das condições de vida das populações.

Os membros do Conselho de Honra encorajaram o Presidente do MPLA e da República de Angola, João Lourenço, a prosseguir a sua acção no plano político, económico, social, diplomático e de segurança, de modo que o país continue a salvaguardar a estabilidade das suas instituições.

A melhoria do desempenho económico, a eficácia da sua acção social e do combate às práticas nocivas como a corrupção, o nepotismo e a impunidade, constaram do encorajamento dos membros do órgão.

Por último, exortaram os angolanos a comemorar com júbilo e responsabilidade, o Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a assinalar-se a 4 de Abril.

O encontro, que durou cerca de três horas, contou com a presença da maioria dos membros que constituem o Conselho de Honra do MPLA.

Participaram da reunião, membros do Bureau Político do MPLA, com realce para a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, e o Secretário-geral, Paulo Pombolo, entre outros convidados.

O Conselho de Honra do MPLA é constituído por 33 elementos e é uma estrutura de consulta do Presidente do MPLA, nas decisões de carácter nacional ou de grande importância para a preservação dos princípios e valores identitários do MPLA.

Antigos Presidentes do Partido e da República de Angola, bem como personalidades históricas ou com feitos relevantes na vida do Partido designados pelo Presidente do MPLA, também fazem parte deste órgão.

Texto: JG
Fotos: DDS