Jornal ÉME – Luanda – 27.11.23 – As medidas de prevenção e de tratamento do cancro da mama e da próstata, foram transmitidas nesta segunda-feira (27), no distrito da Camama, município do Talatona, às militantes, quadros e dirigentes da OMA para fortalecer os conhecimentos das mulheres nesta área da saúde.

O acto foi presidido pela Secretária provincial da OMA de Luanda, Luzia Policarpo, que na sessão de abertura disse que, os temas escolhidos fazem parte de um conjunto de patologias que têm estado a ceifar muitas vidas humanas não só em Luanda, como em todo o País.

A sessão de esclarecimentos aconteceu durante uma palestra promovida pelo Secretariado Executivo Provincial da OMA de Luanda, e esteve enquadrada no âmbito da jornada dos 16 Dias de Activismo contra a Violência no Género.

“Aproveitemos ao máximo do que a prelectora nos vai passar, para que possamos replicar esta actividade nos locais onde formos convidadas, e chamadas a partilhar o conhecimento”, acrescentou a dirigente.

O encontro contou com a preleção da supervisora de saúde sexual e reprodutiva da Direcção Municipal da Saúde de Talatona, Luísa Vasco.

Apontou como medidas de prevenção do cancro da mama, a permanente realização do autoexame, a prática do exercício físico, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas e do tabaco, alimentação saudável e a prática da amamentação.

Relativamente às medidas de prevenção do cancro da próstata, Luísa Vasco, apelou os homens com idade superior aos 40 anos, a fazer as consultas de urologia uma vez por ano, para afastar as possibilidades de adquirir a doença.

Participaram na palestra as membros do Comité Nacional da OMA residentes em Luanda, dos comités provincial, municipais, distritais e comunais, bem como de convidadas ao encontro.

Texto: DN

Fotos: AP