Jornal ÉME – Luanda – 17.09.23 – O Comité Provincial do MPLA de Luanda e o Partido Comunista da China (PCC) reuniram-se neste sábado (16) em Luanda, com o objectivo de reforçar os laços históricos, culturais e de amizade, existentes entre os dois partidos.

A parte do MPLA foi encabeçada pelo Primeiro-Secretário em exercício do Comité Provincial do MPLA de Luanda, Ermelindo Pereira e do lado do PCC , pelo seu membro do Bureau Político do Comité Central, Yin Li.

Durante o diálogo, concordaram sobre a importância de sistematizar os intercâmbios entre os dois partidos e de continuarem a trabalhar com toda a vontade política para fortalecer a amizade que une os dois partidos e povos.

Ermelindo Pereira deu a conhecer as características da extensão territorial, a situação geográfica e dos dados demográficos da província de Luanda, assim como pontualizou os visitantes sobre as formas de organização e de funcionamento do Comité Provincial do MPLA.

Para permitir aos visitantes terem uma ideia do trabalho partidário desenvolvido na província de Luanda, foram exibidas em vídeo algumas actividades de massas, realizadas pelos militantes do MPLA na capital do país e retratados, aspectos ligados ao meio ambiente, os habitantes, os seus valores, entre outros.

Relativamente aos novos projectos, Ermelindo Pereira, mencionou a possibilidade do estabelecimento de um acordo de geminação entre o Comité Provincial do MPLA de Luanda e o Comité Municipal de Beijing do PCC, para que estas acções contribuam para o potencial estabelecimento de relações cada vez mais estreitas e profundas entre as partes.

Entre outras questões colocadas durante o encontro, o membro do Bureau Político do PCC, disse que “a China apoia firmemente o povo angolano em todos os momentos e ambiciona continuar a prestar o seu contributo no processo de construção económica e social de Angola”.

Yin Li considerou que este “é um momento muito especial” para o seu partido, porque marca o 40.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Angola e a China. Segundo a fonte, o ensejo marca também o 35.º aniversário do estabelecimento das relações interpartidárias (MPLA e o PCC).

Yin Li sublinhou que apesar da longa distância entre Angola e China “os nossos corações estão intimamente ligados e a nossa amizade está muito duradoura”.

APROXIMAR OS PARTIDOS AMIGOS COM A REALIDADE DO PARTIDO

O Secretário para o Departamento das Relações Internacionais do MPLA, Manuel Augusto, considerou que a presença da delegação do PCC no Comité Provincial do Partido de Luanda (CPPL) corresponde a uma nova prática da acção política da estrutura central do Partido em aproximar os partidos amigos com a realidade do nosso Partido, Manuel Augusto reputou de muito importante o encontro e agradeceu em nome de todos os militantes do MPLA de Luanda que representaram o país.

Texto: JG

Fotos: DG/AP