Jornal ÉME – Saurimo – 22.11.23 – A província da Lunda-Sul ganhou (19/11) um Centro de Saúde preparado para atender mais de cem pacientes por dia.

Situado na cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, a infraestrutura foi erguida com o objectivo de minimizar a procura destes serviços sanitários pelos Antigos Combatentes, Veteranos da Pátria e seus familiares.

A directora local para a Saúde, Adelaide Cussumua, informou que a nova unidade sanitária, apetrechada pelo Executivo angolano, está composta por salas de consulta, de internamento, laboratório e farmácia.

A responsável adiantou, por outro lado, que o mesmo vai atender também os moradores de bairros circunvizinhos, nomeadamente, Candembe, Luavur, Nhama, Tizainga e Agostinho Neto.

Enquanto isso, o responsável dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, na Província da Lunda-Sul, António Upite, interrogado sobre a infraestrutura, disse que a abertura do Centro enquadra-se no programa do Executivo que visa garantir maior atenção e qualidade de vida à classe que lutou pela libertação do país.

A construção do Centro de Saúde para os Antigos Combatentes, na Lunda-Sul, consta do Programa do Executivo angolano para o período 2022-2027, segundo o qual “deve ser implementado no país um sistema de proteção social que abrange os mais vulneráveis e quebre o ciclo de pobreza”.

Neste sentido, o Executivo propõe-se criar neste período um sistema de proteção social que seja sustentável para os cidadãos que dele necessitem.

Texto: JV