Jornal ÉME – Luanda – 28.08.23 – O Executivo Angolano anunciou nesta segunda-feira (28), em Luanda, um apoio financeiro de cento e 53 mil milhões de kwanzas, para a produção de alimentos e proteína animal, no quadro da implementação das medidas de estímulo à economia nacional.
Segundo uma nota do Ministério das Finanças, foi emitida uma garantia pública para o financiamento da campanha agrícola 2024, através do Banco Angolano de Investimentos (BAI), num montante de 43 mil milhões de kwanzas, com a maturidade de 12 meses a taxa de juros de 7% ao ano.
O documento refere que, foram recapitalizadas diversas as instituições financeiras, com realce para o Fundo de Garantia de Crédito (FGC), no valor de 50 mil milhões de kwanzas, o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), com 20 mil milhões de kwanzas, o Fundo Angolano de Capital de Risco (FACRA), com de 5 mil milhões e igual valor para o FADA – Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário.
De acordo com àquele departamento ministerial, foi feita uma dotação orçamental de 30 mil milhões de kwanzas ao Ministério da Agricultura para aquisição de insumos agrícolas para apoio à agricultura familiar.
As referidas capitalizações visam concretizar a medida de apoio financeiro ao sector empresarial com foco nas pequenas e médias empresas, de modo agilizar e facilitar o acesso a recursos financeiros por parte dos operadores privados com iniciativas conducentes à diversificação económica nacional e ao reforço da segurança alimentar do País.
O Ministério das Finanças refere que, a disponibilização da linha de financiamento contratada ao BAI tem como objectivo primordial promover o desenvolvimento da produção agrícola nacional, bem como potenciar os produtores comerciais de grande, média e pequena dimensão.
Texto: DN