Jornal ÉME – Luanda – 11.11.23 – A viúva do Primeiro Presidente de Angola, Maria Eugénia Neto, disse, esta sexta-feira (10), em Luanda, que a atribuição do nome de Agostinho Neto, ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda é uma homenagem merecida.
Em declarações à imprensa, à margem da inauguração da infra-estrutura, localizada no Distrito Urbano do Bom Jesus, do município de Icolo e Bengo, nesta cidade, a viúva do primeiro Presidente de Angola, referiu-se que a mesma vem materializar um sonho do Fundador da Nação “de desenvolver Angola e conectá-lo ao mundo”.
Maria Eugénia Neto sublinhou também que é “um grande aeroporto e que muita coisa pode ser feita por seu intermédio”, entre os quais promover a cultura, traduzindo-se num pólo de atracção de jovens para a literatura, porque Agostinho Neto foi um homem de cultura.
A nova unidade aeroportuária está avaliada em USD 2.8 mil milhões, ocupa uma área de solo de 1324 hectares e pode acolher um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.
De acordo com estudos técnicos, trata-se do terceiro maior aeroporto de África em volume de passageiros por ano.
O número esperado é de 15 milhões de passageiros por ano, sendo que 10 milhões de passageiros serão em voos internacionais e cinco milhões nos domésticos.
A imponente infraestrutura localizada a este da cidade de Luanda, foi esta manhã inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, e de membros do Executivo.
Texto: JV