Jornal ÉME – Luanda – 28.11.23 – A jornada alusiva a celebração dos 60 anos da fundação da Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA), a assinalar-se a 1 de Dezembro decorre desde sábado (25) no País, sob auspícios do seu Secretariado Executivo Nacional.

A data é celebrada em Angola, como o Dia do Pioneiro Angolano, em homenagem à memória de Augusto Ngangula, barbaramente assassinado pelo exército colonial português.

Sob o lema “60 anos na Educação Moral e Cívica da Criança Angolana”, a abertura das jornadas consistiu numa romagem a campa de Renato Augusto Tito, então Primeiro-secretário da OPA.

Na sequência, o director do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central do MPLA, Nelo Victor rendeu uma homenagem póstuma a Renato Augusto Tito, com a deposição de uma coroa de flores, num acto testemunhado por dirigentes e militantes do MPLA, JMPLA, OPA e familiares.

A abertura da Semana Nacional do Pioneiro ficou igualmente marcada, com a criação de um novo cantinho de amizade, na centralidade de Quilomosso, arredores da cidade do Uíge, visando contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento harmonioso das crianças.

Com esta área, a OPA no Uíge passa a contar com 1.460 cantinhos de amizade, num universo de 77 mil e 266 pioneiros.

Constituído por 162 pioneiros e cinco responsáveis, o espaço da centralidade do Quilomosso, visa o recrutamento de mais crianças para a formação patriótica destes menores.

A Organização de Pioneiros Agostinho Neto, fundada a 1 de Dezembro de 1963, vai realizar o seu acto central na próxima sexta-feira (01), na província de Benguela.

Texto: JG