Jornal ÉME – Luanda – 03.04.24 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, recebeu em audiência nesta quarta-feira (03) na Sede Nacional do Partido, em Luanda, o embaixador da República Popular da China em Angola, Zhang Bin, com quem abordou a promoção da cooperação no domínio económico e comercial.

No encontro com o Secretário- Geral do MPLA, o diplomata do gigante asiático,destacou as características essenciais dos laços de amizade e reafirmou a intenção de fortalecer a confiança mútua política.

Entre elas, mencionou o diálogo e nesse sentido, garantiu a intensificação de intercâmbio interculturais, e o aumento da cooperação nas questões internacionais e regionais entre os dois países.

Ao falar à imprensa, o embaixador chinês, disse que durante a reunião trocaram opiniões e sugestões sobre o reforço das “excelentes” relações bilaterais existentes entre o MPLA e o Partido Comunista da China (PCC).

“Nós valorizamos os frutos alcançados através da cooperação entre os dois partidos no poder, e chegámos a bons consensos sobre os nossos planos de cooperação no futuro para o bem-estar dos nossos povos”, asseverou o embaixador chinês.

Ao falar sobre o recente encontro entre os Presidentes João Lourenço e Xi Jinping, o representante do governo chinês, descreveu como proveitoso no contexto do papel decisivo que ambas as nações desempenham e concordaram com uma nova orientação para o futuro intercâmbio entre as duas nações em vários sectores.

Zhang Bin defendeu que os dois partidos devem concretizar os consensos chegados pelos dois Chefes de Estado, promovendo as relações em todos os domínios.

O embaixador chinês fez-se acompanhar na reunião da ministra conselheira da Embaixada, Chen Feng, e dos adidos da embaixada, Luísa Zhang e Daniel Zhu, respectivamente.

A China ocupa um papel fundamental na economia angolana, por ser o principal parceiro comercial e o maior credor externo do Estado.

Texto: DN

Fotos: DG