Jornal ÉME – Luanda – 04.04.24 – O Comité Provincial do MPLA de Luanda, enalteceu o heroísmo do povo angolano com o alcance da paz no Dia 4 de Abril de 2002, uma das maiores proezas no processo político e de desenvolvimento de Angola.

Essas reflexões foram feitas nesta quarta-feira (03) pelo Segundo-Secretário do Comité Provincial do MPLA de Luanda, Ermelindo Pereira, durante as jornadas políticas e patrióticas alusivas às comemorações dos 22 anos do Dia da Paz e Reconciliação Nacional

Segundo o político, o povo angolano é chamado a preservar essa importante conquista e assumir o compromisso de consolidação de uma Angola melhor, cada vez mais moderna para todos os seus filhos.

Ermelindo Pereira enfatizou que a nação, continuará a contar sempre com a predisposição e vitalidade dos jovens para uma efectiva e completa moralização da sociedade, corrigindo os grandes males como a corrupção, bajulação, nepotismo e impunidade.

Nas palavras centrais , Ermelindo Pereira , referiu-se ao extraordinário alcance da vitória e reconheceu a manutenção da paz e estabilidade como pressupostos para a consolidação do Estado Democrático de Direito e o bem estar das famílias angolanas.

O caminho de resiliência, perseverança, patriotismo e comprometimento com a nação foi destacado , durante o evento

Durante o acto, transcendeu a dimensão histórica e moral deste acontecimento que consolidou o heroísmo do povo angolano.

Ao dissertar sobre a Paz e Reconciliação Nacional, o primeiro-secretário do Comité de Especialidade para as Relações Internacionais e Ciência Política do CPP de Luanda, Luís Domingos, falou do processo da guerra em Angola e posteriormente da paz que orgulha todos os angolanos.

Luís Domingos mencionou na sua dissertação alguns elementos importantes para o processo de paz, entre eles os Acordos Tripartido de Nova York, assinados em 22 de Dezembro de 1988, o Plano de Paz do Governo angolano apresentado em 1989, bem como as negociações de Bicesse rubricados a 31 de Maio de 1991, no Estoril, Portugal.

O programa das jornadas decorre em toda a extensão de Luanda sob o lema “Juntos pelo Crescimento Inclusivo do País” e reuniu os primeiros-secretários dos municípios da capital, membros do Comité Provincial de do Partido, entre outros participantes.

Texto: JG
Fotos:DG