Jornal ÉME – Luanda – 03.02.2026 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, considerou (03/02), em Luanda, a gesta heróica de 4 Fevereiro de 1961 um símbolo vivo de coragem, consciência patriótica e de sacrifício, protagonizada por patriotas angolanos que, movidos por um profundo amor à Pátria, ousaram enfrentar a opressão colonial e abriram com o seu sangue e determinação o caminho da liberdade.

A dignitária falava no acto comemorativo do Dia 4 de Fevereiro, data que simboliza o Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que decorreu sob o lema “Preservando os Valores da Pátria, Honremos os Nossos Heróis”.
No sentido de se manter a chama acesa dos acontecimentos da data histórica, Mara Quiosa defendeu a necessidade de se perpetuar o acto de valorosos combatentes angolanos que atacaram as cadeias e esquadras em Luanda para libertar os presos políticos e combater a opressão colonial portuguesa.

A Vice-Presidente do MPLA disse que ao assinalar-se mais um ano do Início da Luta Armada, os angolanos reafirmam um compromisso colectivo, o de eternizar o legado dos protagonistas e transmiti-lo com verdade histórica e sentido crítico às novas gerações.
Ao referir-se à bravura e coragem dos patriotas angolanos, Mara Quiosa sinalizou que foi neste dia em que homens e mulheres movidos pelo amor à Pátria e o sonho de liberdade levantaram-se contra a opressão, abrindo caminho para a conquista da soberania nacional a 11 de Novembro de 1975.
A Vice-Presidente referiu que a celebração da efeméride constitui uma oportunidade para revisitarmos um dos momentos decisivos da história contemporânea angolana, o Início da Luta Armada de Libertação Nacional, marco fundador da “nossa caminhada irreversível rumo à Independência, dignidade e afirmação da soberania nacional”.

O programa de celebração contemplou depoimentos sobre o 4 de Fevereiro, bem como, uma aula magna subordinado ao tema “Acontecimentos de 4 de Fevereiro de 1961 e a Luta pela Independência Nacional”.
A referida aula contou com as prelecções dos nacionalistas Cornélio Caley e Miguel Domingos, sob moderação do Professor João Fernandes.
Estiveram presentes no acto comemorativo do Dia 4 de Fevereiro, membros do Secretariado do Bureau Político, do Conselho de Honra do MPLA, do Comité Provincial de Luanda, deputados, nacionalistas, gestores públicos, docentes, discentes e demais convidados.
Texto: DN
Fotos: DG

