Jornal ÉME – 02.04.24 – Luanda – “O papel do espaço na redução da lacuna de pobreza em África” é o tema do fórum Newspace África 2024, decorrerá de 2 a 5 deste mês, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

O evento conta com a participação de vários líderes da indústria africana e estrangeira, empresas espaciais comerciais e investidores e foi aberto pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.É realizado pela primeira vez num país da África Austral e conta também, com a presença das ministras do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança e da Educação, Luísa Grilo.

Esta conferência é uma iniciativa do Gabinete de Gestão Espacial Nacional (GGPEN), do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e a Space in África e Agência Espacial Africana da União Africana, em que participam mais de 400 delegados provenientes de 46 países dos seis continentes.

Neste certame de alto nível com o apoio da Space in África em conjunto com a Comissão da União Africana e o Gabinete Nacional de Gestão do Programa Espacial de Angola (GGPEN), os delegados têm a oportunidade para explorarem o impacto potencial dos quadros de cooperação entre as partes, com vista a alcançar os objectivos comuns da indústria nos respectivos países e continentes.

Além disso, o evento vai igualmente aprofundar os avanços em diversos aspectos da indústria espacial e de satélites, sobretudos, africanos, abrangendo ferramentas de detecção remota, aplicações de dados geoespaciais, comunicações por satélite, sistemas de navegação e outras aplicações espaciais emergentes.

Estes avanços destinam-se a melhorar os sectores da agricultura, da segurança e defesa, da comunicação, da resiliência climática e da saúde, incentivando, em última análise, o desenvolvimento infraestrutural.

Entretanto, dos participantes constam 257 representantes de organizações, incluindo funcionários de governos africanos e estrangeiros, entre os quais, representantes de ministérios, chefes de agências espaciais nacionais e NewSpace.

Texto: JV