Jornal ÉME –Luanda – 31.03.2O25 – O Presidente do MPLA, João Lourenço, destacou na manhã desta segunda-feira (31), no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, a valiosa contribuição das mulheres angolanas para o desenvolvimento integral do País em diversos sectores da vida pública.

O reconhecimento foi feito durante o discurso de abertura da 8.ª Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA, que contou com a presença da Vice-Presidente do partido, Mara Quiosa, do Secretário-Geral, Paulo Pombolo, e de outros membros do Secretariado do Bureau Político.

Na sua intervenção, o Líder do MPLA prestou uma profunda homenagem à mulher angolana, ressaltando a sua participação activa e fundamental na luta de libertação nacional e, posteriormente, na reconstrução do País.

O líder do MPLA também enfatizou a importância da actuação feminina na economia, agropecuária, educação e ensino, cultura, arte, desporto, ciência e investigação.

“As nossas felicitações e encorajamento por estarem a conquistar ao longo do tempo, como resultado da vossa luta e por mérito próprio, o lugar que merecem na sociedade angolana”, afirmou o Presidente.

Ao reconhecer que ainda há um longo caminho a percorrer em relação à igualdade de género, João Lourenço sublinhou a necessidade contínua de combater a discriminação, a violência doméstica (onde mulheres e crianças são as principais vítimas), o assédio sexual no local de trabalho e outras formas de humilhação.

No que concerne à agenda da reunião, os membros do Comité Central debatem, entre outros temas, o relatório do Bureau Político sobre as actividades desenvolvidas em 2024, além da apreciação e aprovação dos relatórios e contas da execução financeira do MPLA.

Entre as diversas atribuições do Comité Central, destacam-se a convocação e preparação de congressos ordinários e extraordinários, a garantia do cumprimento da linha política e da estratégia geral do Partido, e a eleição do Vice-Presidente, do Secretário-Geral e dos membros do Bureau Político, mediante proposta do Presidente do Partido.

Texto: DN
Foto: DG