Jornal ÉME – Luanda – 31.03.2025 – O Presidente João Lourenço anunciou, nesta segunda-feira (31), a atribuição da primeira fase de medalhas comemorativas alusivas aos 50 anos da Independência Nacional.

As distinções serão concedidas a cidadãos angolanos cujas acções deixaram um contributo valioso para a história de Angola.

O anúncio foi feito durante a sessão de abertura da 8.ª reunião ordinária do Comité Central do MPLA, onde o Presidente João Lourenço detalhou as motivações por detrás desta homenagem.

A pátria reconhece os feitos daqueles cidadãos que, em circunstâncias difíceis e perigosas, sem esperar por qualquer tipo de vantagem ou recompensa, contribuíram para a consolidação da soberania nacional, bem como para o alcance da paz e da reconciliação nacional, enfatizou João Lourenço.

O líder do MPLA destacou, durante a reunião que decorre no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, que as referidas condecorações serão entregues no dia 4 de Abril, data consagrada ao Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, o Presidente João Lourenço apelou a todos os cidadãos angolanos para celebrarem efusivamente o jubileu da nação.

“Comemoremos com alegria, júbilo e com os olhos virados para o desenvolvimento social do País, e construamos a paz e a reconciliação nacional entre os filhos da mesma pátria”, exortou o Presidente.

Entre as condecorações a serem atribuídas, destacam-se as medalhas das classes de Honra, Independência,
Paz e Desenvolvimento.

Texto: NBS
Foto : DG