Jornal ÉME – Paris – 04.11.25 – A República de Angola vai continuar a apoiar as iniciativas de mediação da União Africana para a paz e prosperidade na Região dos Grandes Lagos sob a égide do Togo, reafirmou nesta segunda-feira (03), em Paris, capital de França, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O governante que intervinha na abertura da Conferência para a Paz e Prosperidade na Região dos Grandes Lagos, disse que uma paz duradoura deve emergir de um diálogo político inclusivo, do respeito inabalável pela soberania dos Estados e de uma responsabilidade partilhada entre africanos e por parceiros internacionais.
O ministro Téte António salientou também ser uma honra e profundo sentido de responsabilidade a participação de Angola na Conferência, que ocorre num momento crucial para o futuro da região estratégica do continente africano, marcada por graves crises políticas e humanitárias recorrentes, mas também por “enormes esperanças”.
Para o também presidente do Conselho Executivo da União Africana, a situação humanitária no Leste da República Democrática do Congo (RDC), Sudão, Sudão do Sul e em todos os Estados-membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos continua profundamente preocupante.
“Milhões de pessoas deslocadas, refugiadas, bem como mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade enfrentam condições que exigem uma resposta determinada e coordenada”, ressaltou Téte António.
A mediação regional e internacional inclui o processo de Washington e os esforços diplomáticos do Qatar.
JV/JA

