Jornal ÉME – Luanda – 03.11.2025 – O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou, hoje (03/11) em Luanda, o contributo prestado pelas empresas públicas e privadas do sector, no âmbito das suas responsabilidades sociais para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável e o bem-estar colectivo das comunidades.

O governante teceu essas considerações quando falava na cerimónia de apresentação pública do relatório sobre os investimentos sociais realizados pelas empresas do sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, referente ao ano de 2024, que decorreu no Auditório Engenheira Albina Assis, na sede do departamento ministerial.

Referiu que as acções de responsabilidade social promovidas pelas empresas constituem uma expressão concreta de cidadania corporativa e de solidariedade nacional. “Ao procedermos à apresentação pública deste relatório, reafirmamos um princípio fundamental da governação moderna, a responsabilidade social como pilar da sustentabilidade do sector extractivo”.

Diamantino Azevedo salientou que no âmbito da implementação dos projectos sociais, o sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás assume um papel determinante no apoio ao desenvolvimento local, na promoção da educação, na melhoria dos serviços de saúde e na criação de oportunidades de formação e emprego.

A sessão pública de apresentação do relatório supracitado teve como objectivo divulgar os investimentos realizados pelas empresas do sector, as experiências adquiridas na implementação de acções e projectos sociais, bem como apresentar as perspectivas neste âmbito, no quadro do desenvolvimento económico e social das comunidades.

O relatório apresentado espelha que em 2024 registou-se um volume considerável de investimentos em projectos sociais, tendo sido implementado mais de 860 projectos que compreenderam os domínios da educação, saúde, desenvolvimento económico e social, cultura, desporto, ambiente e biodiversidade, assim como apoios e patrocínios.

Estes investimentos, que se cifraram em mais de 565 milhões de dólares americanos, contribuíram para melhoramento de infra-estruturas, construção e apetrechamento de escolas, capacitação de professores, a promoção do empreendedorismo e do auto-emprego, criação de cooperativas agrícolas, e a expansão do acesso à água potável e à energia.

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás vai continuar a aperfeiçoar os mecanismos de selecção, execução e fiscalização dos projectos sociais, garantindo que cada recurso investido produza resultados concretos e duradouros.

Texto: DN
Fotos: DG