Jornal ÉME – Luanda – 30.06.2025 – Benjamim Avó foi eleito Primeiro Secretário do MPLA do Comité de Acção número 50, comuna do Talatona – Sede, com uma expressiva maioria de 99,9 por cento dos votos, durante a Conferência Constitutiva do Comité de Acção do Partido nº 50, realizado na sexta-feira, 27 de Junho.

O acto foi presidido pela Primeira Secretária Comunal do MPLA de Talatona-Sede, Ginga Tuta, que apelou ao reforço do compromisso dos militantes com as acções do Partido e com os ideais defendidos pelo Executivo liderado pelo Presidente da República, João Lourenço.
No seu discurso, Ginga Tuta destacou a importância das estruturas de base, considerando-as pilares essenciais na dinâmica partidária, e incentivou os militantes a uma maior entrega às tarefas político-partidárias.
Ao tomar a palavra, o recém-eleito Primeiro Secretário, Benjamim Avó, agradeceu a confiança depositada e comprometeu-se a trabalhar com responsabilidade, sublinhando a necessidade de cada militante contribuir para um Talatona mais desenvolvido e participativo.
Garantiu ainda uma atenção redobrada à vida interna do Partido, com destaque para a revitalização das estruturas da OMA e da JMPLA, de forma a torná-las mais activas e alinhadas com os desafios actuais.

A Assembleia Constitutiva do CAP 50, que contou com a participação de mais de 70 militantes, maioritariamente antigos desportistas, foi eleita, o membro do Comité Central, Elsa Cassueca como Segunda Secretária do CAP 50.
Foram também eleitos para Secretário para as Comunidades, Miguel Lutonda, para as Questões Políticas e Eleitorais, Walter Costa (WC) para Formação do Militante e Educação Patriótica, João Sanda e para a Comissão de Auditoria e Disciplina (CDA) Carla Lemos.
A conferência contou com a presença de mais de 70 militantes, muitos deles antigos desportistas.
Benjamim Avó é uma figura emblemática do desporto nacional. Iniciou a carreira no Benfica do Huambo, em 1976, e transferiu-se para o Petro de Luanda em 1985, onde se destacou como capitão da equipa sénior de basquetebol, até à sua retirada em 2003. Actualmente é treinador adjunto do Petro de Luanda.
FN