Jornal ÉME – Luanda – 15.12.24 – A camarada Hermingarda Fernandes,
membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, participou neste sábado (14), em Luanda em representação da Vice-Presidente do MPLA, Luisa Damião, de um evento voltado à promoção da saúde da mulher, denominado, Natula Connect.
O certame, que decorreu numa das unidades hoteleiras da capital do País, contou na sua abertura com a presença do antigo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, que valorizou o evento, como catalizador de soluções para os problemas da saúde feminina.

Falando na condição de filho, esposo, pai, avô, João Baptista Kussumua, reiterou a importância inquestionável da saúde feminina enquanto pilar essencial do bem-estar físico mental e emocional constituindo alicerce vital para o desenvolvimento humano.
Reconhecendo a mulher como um ser pleno, disse ainda, o evento valoriza a medicina funcional, a nutrigênetica e a saúde mental, o que harmoniza a ciência, o humanismo e o respeito pela individualidade feminina.
Por sua vez, a camarada Hermingarda Fernandes realçou que após a pandemia da Covid-19, vários problemas de saúde foram surgindo e afectando dezenas de homens e mulheres um pouco por todo o mundo, e neste caso a saúde da mulher foi a que mais sofreu.
Hermingarda Fernandes apontou que pelo facto de grande parte dos problemas actuais de saúde serem de fórum psíquicos e mentais, o Natula Connect reveste-se de capital importância para a promoção da saúde da mulher.
E pelo facto de eventos como este permitem conectar a mente, o corpo e a espiritualidade, disse que várias mulheres precisam de estar cada vez mais presentes em iniciativas do género para o seu próprio autodescobrimento.

Por isso, Hermingarda Fernandes disse que vai levar a mensagem daí retirada como sugestão às outras mulheres que se encontram nas fileiras do MPLA.
“Depois da participação neste evento, vou levar algumas sugestões ligadas à saúde feminina que podem ser implementadas pelas nossas mulheres do MPLA, para fortalecer as suas vidas no domínio político e social”,
Por sua vez, a mentora do Projecto, Natula Connect, Gisela Kussumua, reconheceu existirem ainda muitas lacunas por preencher no que respeita à saúde da mulher em Angola e ao redor do mundo.
Com este evento, salientou, procura-se criar um espaço de conexão aconchegante para se fazer uma interligação entre as várias áreas da medicina e dar resposta à saúde da mulher no seu todo, valorizando o corpo, a mente e a alma.
Texto: AD
Fotos: DG

