Jornal ÉME – Luanda – 20.03.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, recebeu em audiência, na manhã desta quinta-feira (20) na Sede Nacional do Partido, em Luanda, a embaixadora do Brasil em Angola, Eugénia Barthelmess, com quem abordou os laços históricos e de cooperação, existente há 50 anos, entre os dois países.

Em declaração à imprensa, à saída do encontro com a Vice – Presidente do MPLA, a diplomata brasileira, destacou as relações políticas, diplomáticas e comerciais, datada, desde a proclamação da Independência de Angola, assinalada a 11 de Novembro de 1975.
Eugénia Barthelmess, ressaltou a amizade de longa data entre o MPLA e o Partido dos Trabalhadores (PT), e recordou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a soberania de Angola e a declarar-se a comunidade internacional como um Estado soberano e de direito.
Durante a reunião, foi realizada uma avaliação dos 50 anos de relações bilaterais e discutidas propostas para fortalecer a parceria nos próximos 50 anos.
A embaixadora considerou as parcerias comerciais e a concessão de vistos como “positivas”, destacando a confiança mútua entre os governos.

Ao falar sobre as parcerias comerciais e concessões de vistos, Eugénia Barthelmess, considerou, como “positivas”, destacando a confiança mutua entre os governos.
A embaixadora informou que o consulado brasileiro em Angola enfrenta um aumento significativo na demanda por vistos de turismo, estudo e trabalho. O atraso resulta pelo facto das instituições brasileiras em Angola concederem, somente, cerca de 200 vistos semanalmente.
Segundo a diplomata, para solucionar o problema de atraso na emissão de vistos, será inaugurado um Consulado Geral em Luanda, com autonomia para agilizar o processo.
Texto: NJ
Fotos: DG

