Jornal ÉME – Luanda – 11.09.2025- A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, concedeu nesta quinta-feira (11) na Sede Nacional do Partido, uma audiência com a embaixadora da Venezuela acreditada no país, Bélen Orsini, onde foi passado em revista, temas ligados a Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz.

Durante o encontro, testemunhado pelo Secretário do Bureau Político do MPLA para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, as duas partes, abordaram a assinatura de um memorando de intercâmbio entre a Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos e o Instituto Simon Bolivar para a Paz e Solidariedade entre os Povos, visando o fortalecimento da solidariedade entre os povos africanos e latino-americanos, a partir da diplomacia.
A embaixadora venezuelana, realçou, que a Vice-Presidente do MPLA manifestou o seu total apoio pela iniciativa conjunta, tendo considerado a troca de informações como um aspecto fundamental do intercâmbio de cooperação entre as instituições visadas, contribuindo para o reforço do entendimento e da unidade entre os povos dos dois países.
De acordo com a diplomata, a referida acção vai servir como plataforma de cooperação para a elaboração de estratégias de prevenção da violência e dos conflitos e a disseminação de iniciativas e boas práticas, para a construção de uma paz e desenvolvimento sustentáveis quer em África, bem como na América do Sul
Segundo Bélen Orsini Blanca, o Instituto Simon Bolivar para a Paz e Solidariedade entre os Povos, é um movimento que oferece um modelo de organização social muito bem articulado, deixando bem clara a importância da formação política, da disciplina, do internacionalismo e em como defender as causas justas dos povos com mística e persistência.

“Em geral, os resultados das formações que historicamente temos tido acumulam benefícios incríveis para as organizações que postulam os cursos. Acho que é um processo orgânico tributado a um projecto de longo prazo, por isso falar de casos específicos é muito difícil”, referiu.
O Instituto Simon Bolívar para a Paz e a Solidariedade entre os Povos (ISB), está ligado ao Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela, entidade que tem como tarefa acompanhar, articular e promover as relações internacionais com entidades não-estatais do mundo
Texto: NBS
Fotos: DG