Jornal ÉME – Luanda – 10.10.2025- A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, afirmou nesta sexta-feira (10), no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, que o saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, foi um líder, cuja visão e legado devem ser estudados, assumidos, valorizados e preservados de forma responsável por todas as gerações.

Participam no evento promovido pelo Departamento para a Política de Quadros do Comité Central do MPLA, o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, membros do Secretariado do Bureau Politico, a viúva e familiares do Primeiro Presidente da República de Angola.
Ao discursar na abertura da mesa redonda, dedicada aos 50 anos da Independência Nacional de Angola, Mara Quiosa destacou que o Fundador da Nação, encarou a luta de libertação não como um acto de vingança, mas como uma missão de justiça.
” Foi por essa justiça que Agostinho Neto se debateu, não com armas de ódio, mas com a força da razão e a convicção de que a independência não seria o fim de um regime, mas o início de uma consciência nacional”, sublinhou.

De acordo com a número dois da Direcção Central do MPLA, o tempo provou que o exemplo de vida e os ensinamentos práticos do Pai da Independência Nacional, continuam e continuarão a ser uma referência imperativa da história de Angola.
“E quando o Presidente Agostinho Neto dizia “o mais importante é resolver os problemas do povo”, enunciava um princípio moral e traçava a linha mestra de um projecto nacional. Fazia jus às palavras do Camarada Presidente João Lourenço, ao afirmar que Neto, soube encarnar os anseios mais profundos e as aspirações mais legítimas do povo pela liberdade e justiça social”, afirmou.
Mara Quiosa, defendeu a continuidade da promoção de eventos que divulguem a obra de Neto, para que as actuais e futuras gerações compreendam o valor de preservar os ganhos da Independência Nacional e da conquista da paz.
“O nosso desafio é transformar o legado de Agostinho Neto em prática quotidiana , em ética de serviço público, em compromisso político e em solidariedade social”, ressaltou.

A Vice-Presidente do MPLA, realçou ainda que Angola é hoje um País em movimento, firme na sua caminhada rumo a um futuro melhor, pois as bases estão lançadas, temos instituições mais fortes, uma juventude mais consciente e uma sociedade mais participativa”.
Temas como: “Agostinho Neto, Nacionalista, Líder Político e Fundador do Estado Angolano”; “Agostinho Neto, Literatura – Poesia Como Arma Política”; “Agostinho Neto, Legado, Actualidade e Inspiração Para Gerações Futuras”, serão abordados e analisados durante a mesa redonda, por prelectores (as) de elevado prestígio político, académico, científico e intelectual.
Estão também presentes na mesa redonda,
membros do Conselho de Honra do Partido, Auxiliares do Titular do Poder Executivo, parlamentares, directores, analistas e funcionários dos departamentos e gabinetes do Comité Central, além de distintos convidados.
Texto: NBS
Foto: DG