Jornal ÉME – Luanda, 15.08.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, enfatizou nesta sexta-feira(15), em Luanda, a relevância da formação político-ideológica como instrumento essencial para o fortalecimento do Partido e para a orientação das decisões políticas e estratégias adoptadas pelos seus membros.

A dirigente fez estas declarações ao presidir à sessão de abertura da Conferência Inaugural dos Eventos de Formação Política do MPLA, realizada na Sala “28 de Agosto”, no Comité Provincial do Partido em Luanda.

Mara Quiosa considerou que a formação política constitui um eixo fundamental do trabalho político-partidário, essencial para a defesa dos princípios e valores do MPLA, com foco no cumprimento rigoroso das normas regulamentares que marcaram o processo fundacional do Partido.

A Vice-Presidente defendeu ainda o fortalecimento do Sistema Nacional de Formação Política do MPLA, sublinhando que as escolas do Partido devem estar activas, com programas actualizados, métodos modernos e conteúdos contextualizados.

Segundo a dignitária essas instituições devem funcionar como verdadeiros laboratórios ideológicos, onde se moldam os quadros com disciplina, capacidade analítica e sentido de missão.

“Os bons quadros devem ser pessoas politicamente confiáveis, profissionalmente competentes e com integridade moral, capazes de galvanizar a confiança do povo”, afirmou Mara Quiosa.

Ao apresentar os objectivos das sessões formativas, o Secretário do Bureau Político para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João de Almeida Martins “Jú Martins”, explicou que os eventos visam elevar o nível de formação político-ideológica dos militantes, quadros e dirigentes.

Entre as metas a alcançar destacam-se, o fortalecimento do domínio dos fundamentos da organização e funcionamento do Partido, o reforço da unidade e coesão no seio do MPLA , assim como a intensificação da participação dos militantes na vida política e socioeconómica das suas comunidades.

Estiveram também presentes no evento, o Secretário para Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, o Primeiro Secretário do Comité Provincial do MPLA em Luanda, Luís Nunes, o Segundo Secretário Provincial, Ermelindo Pereira entre outros membros da Comissão Executiva.

Marcaram igualmente presença os directores de Departamentos e Gabinetes do Comité Central, Chefes de Divisão e quadros da Sede Nacional do MPLA, primeiros secretários municipais, e dos comités de acção do Partido.

Texto: DN
Fotos: DG