Jornal ÉME – Bengo – 12.09.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, afirmou hoje (12/09), no município de Muxaluando, província do Bengo, que o Fundador da Nação, Agostinho Neto, é uma figura incontornável da história de Angola.

As declarações foram feitas durante o acto central de massas alusivo ao “17 de Setembro”, Dia do Fundador da Nação Angolana e do Herói Nacional, celebrado sob o lema: “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.

Segundo a dirigente, Neto foi responsável por traçar o destino de um País sedento de independência e por libertar o povo angolano das amarras do colonialismo português.

A Vice-Presidente do MPLA reiterou que o dia 17 de Setembro não representa apenas um marco no calendário nacional, mas é uma data carregada de simbolismo e valores.

Segundo a dignitária, trata-se “do dia em que celebramos não apenas o nascimento de um homem, mas o surgimento de um ideal, de uma esperança e de uma luta que se transformou em vitórias”.

Ao destacar as qualidades do primeiro Presidente da República Popular de Angola, referiu que o Presidente Agostinho Neto foi um político, poeta, médico, humanista e, sobretudo, um patriota exemplar, que, no dia 11 de Novembro de 1975, proclamou a tão sonhada Independência Nacional.

Mara Quiosa defendeu a necessidade de se continuar a transmitir às gerações mais novas os sacrifícios consentidos pelos nacionalistas angolanos para a conquista da Independência Nacional, de modo que assumam com orgulho esse legado histórico de heroísmo.

Celebração do “17 de Setembro” destaca papel histórico da região dos Dembos e Nambuangongo

Por seu lado, a Primeira-Secretária Provincial do MPLA, Maria Antónia Nelumba, saudou a escolha do município de Muxaluando para acolher o acto central, ao salientar que, juntamente com as regiões dos Dembos e Nambuangongo, formava a primeira região político-militar do MPLA, berço de antigos guerrilheiros que lutaram pela conquista da Independência Nacional.

O evento contou com a presença de membros do Secretariado do Bureau Político, da Comissão Executiva do Comité Provincial do Bengo, além de militantes oriundos de todos os municípios que compõem a província.

A celebração foi abrilhantada por artistas da música nacional, com destaque para Baló Januário, Socorro e o agrupamento musical “Vozes do Nambua”, que transformaram o cenário num verdadeiro ambiente festivo, reunindo a família “ÉME” em clima de união e homenagem.

Texto: DN
Fotos: DG