Jornal ÉME – Luanda- 18.10.2025 – A Televisão Pública de Angola (TPA) celebrou neste sábado (18), em Luanda, os 50 anos de emissões televisivas, assinalando também os 48 anos da visita histórica do Primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, às instalações da estação pública.

A cerimónia contou com a presença da Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, acompanhada pelos ministros das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, e da Cultura, Filipe Zau, além do Director do DIP/CC, Manuel Correia Victor.

A comemoração que decorreu no Hotel Intercontinental foi marcada por uma noite de gala com menções honrosas aos trabalhadores.

Também estiveram presentes o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, o Presidente do Conselho de Administração da TPA, Francisco Mendes, administradores executivos e não executivos, antigos directores, e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da televisão que, há meio século, forma e informa os angolanos.

Numa noite repleta de glamour, foram homenageadas com diplomas de mérito diversas figuras que, com talento e dedicação, deixaram as suas marcas na história da TPA. Entre os destacados estão Gonçalves Inhangica, Ernesto Bartolomeu, Elias André, Fernanda Manuel, Ana Lemos, Afonso Baltazar, António da Silva, Adelino Almeida e Analtina Dias.

Durante os festejos, o ministro Mário Oliveira ressaltou a presença constante dos jornalistas da TPA nos momentos mais importantes da história do País, desde a Proclamação da Independência até aos acontecimentos mais recentes.

O governante enalteceu ainda o papel da classe na preservação da memória histórica e na consolidação da cidadania em Angola.

Fundada em 18 de Outubro de 1975, a TPA é a principal emissora estatal de televisão do país. Ao longo dos anos, tem desempenhado um papel fundamental na vida dos angolanos, oferecendo informação, debates, formação e entretenimento, com a presença constante nos lares de todo o território nacional.

Texto: DN
Fotos: AF