Jornal ÉME – Luanda-27.08.2025 – A Secretária do Bureau Político para a Política Económica e Social, Idalina Valente, participou como oradora no Angola Economic Forum 2025, que decorre de 27 a 29 de agosto, sob o lema: “Celebramos a História, Impulsionamos o Futuro da Economia”.

O evento insere-se nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a celebrar-se a 11 de Novembro, e contou também com a presença da Secretária do BP para Administração e Finanças do Partido, Nádia Monteiro, que acompanhou atentamente os debates sobre o percurso económico de Angola antes e depois da Primeira República.
O fórum aborda temas centrais como economia, saúde e educação, reflectindo sobre os avanços dos últimos 50 anos e os desafios para as próximas cinco décadas. A iniciativa é promovida pela PetroAngola, em parceria com a Kwanza Economic.
Idalina Valente integrou o segundo painel de oradores, ao lado dos economistas Alves da Rocha e Francisco Esteves, dos consultores Fernando Pacheco e Mário Rui Pires, e do empresário Logo de Carvalho.
O tema em destaque foi a “História Económica de Angola: uma avaliação das opções de políticas económicas na pós-independência”.

Na sua intervenção, Idalina Valente abordou a macroeconomia angolana e destacou a necessidade de uma estratégia eficaz para a estabilização do sector económico, classificando-a como um dos maiores desafios enfrentados pelo País.
Segundo a dirigente, superar esse obstáculo exige uma aposta firme no conteúdo local como ferramenta de parceria estratégica para o fortalecimento do empresariado nacional, além de investimentos robustos por parte do Estado para capacitação e desenvolvimento dos empreendedores.
Outra preocupação apresentada pela oradora foi o défice estatístico sentido diariamente.

Idalina Valente reconheceu a carência de interoperabilidade nos dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estatística, sublinhando que essa lacuna compromete o acesso dos empresários a informações essenciais para a tomada de decisões.
Por fim, destacou que o pacote legislativo a ser debatido no início da próxima sessão parlamentar , que inclui a reforma fiscal, os códigos de impostos para pessoas colectivas e singulares, e os benefícios fiscais e tributários , poderá abrir novas oportunidades de emprego e fomentar o ambiente de negócios no País.
Texto: NJ
Fotos: DG