Jornal ÉME – Luanda – 10.12.2025- A Primeira Sede Nacional do MPLA, substituída nesta quarta-feira (10) por um novo e moderno edifício inaugurado pelo Presidente do Partido, João Lourenço, constituiu-se como um dos mais importantes símbolos de organização política, mobilização e administração partidária no período pós-1975.
Inaugurado nos primeiros anos após a independência, o histórico edifício marcou a institucionalização do Partido que assumiu a liderança do novo Estado angolano, após a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975.
A criação da Primeira Sede Nacional do MPLA, localizada no coração da cidade de Luanda, respondeu a essa necessidade, tornando-se o centro das actividades políticas do país.
Durante décadas, a Primeira Sede Nacional do MPLA desempenhou um papel fundamental na vida política do Partido, pois dela partiam orientações políticas dirigidas às províncias, planos de mobilização nacional para reconstrução do país, decisões estruturantes referentes à governação, coordenação das estruturas da JMPLA e OMA, assim como acções de organização interna durante os momentos mais decisivos da história pós- independência.
A antiga Sede Nacional do Partido, funcionou também como local de reunião de líderes históricos, debates nacionais e encontros com delegações internacionais, reforçando o papel diplomático do MPLA no contexto africano.
Com o passar dos anos, o edifício tornou-se um dos símbolos materiais mais fortes da presença do MPLA no cenário político nacional, representando o nascimento da governação central organizada, a consolidação da ideologia do Partido, a ligação entre os veteranos da luta armada e as novas gerações e o início da formalização institucional que moldou grande parte da história política angolana.
Mesmo com a evolução do país, a importância da Primeira Sede Nacional do MPLA, ultrapassa a dimensão física permanecendo como referência histórica e memorial, frequentemente citada nas comemorações e documentos oficiais.
Texto: NBS

