Jornal ÉME – Luanda – 13.12.2025 – Milhares de militantes, provenientes dos 16 municípios da província de Luanda, concentram-se na manhã de sábado (13), em Luanda, para participarem no acto político alusivo ao 69.º aniversário da fundação do MPLA, que ocorreu a 10 de Dezembro de 1956.
O evento, de carácter massivo, que será orientado pelo Presidente João Lourenço, celebra não só o percurso histórico do MPLA, mas serve também de palco para uma mensagem política sobre os desafios do presente e do futuro do país.
João Lourenço far-se-á acompanhar pela Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, e participarão também a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, o Secretário-Geral, Paulo Pombolo, membros do BP, do Conselho de Honra e do Comité Central, reflectindo a mobilização de toda a estrutura dirigente.
A agenda do evento inclui vários momentos. Abrirá com um ambiente de animação, onde os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, da OMA e da JMPLA criarão uma atmosfera de confraternização com danças ao ritmo de músicas de artistas nacionais consagrados e da nova geração.
A cerimónia oficial terá início com uma mensagem de boas-vindas do 1.º Secretário Provincial do Partido de Luanda, Luís Nunes. Seguir-se-ão apresentações culturais, oferendas simbólicas e actuações musicais.
O ponto alto do acto será o discurso do Líder, que se prevê com uma abordagem sobre o percurso histórico do Partido, desde a sua fundação, a luta pela Independência, até o momento actual como força governante.
Outros temas cruciais deverão dominar a sua alocução.
Este evento é também um momento de reafirmação da liderança e de mobilização da base militante do MPLA.
NJ

