Jornal ÉME – Luanda – 21.11.2025 – O Presidente da República, João Lourenço, recebeu (19/11), em Luanda, a directora Executiva da Aliança Global para Vacinas e Imunização, Sania Nishtar, com quem abordou questões ligadas à situação imunitária dos angolanos.
Sania Nishtar disse, no final do encontro, que aproveitou o momento para agradecer os esforços que o Chefe de Estado efectua em prol de campanhas de vacinação.
“Trata-se de um campeão regional para a saúde e a imunização e eu gostaria de agradecer-lhe pelo seu compromisso com tudo o que faz”, sublinhou Sania Nishtar.
A responsável referiu, por outro lado, a parceria existente entre a sua instituição e Angola e que será reforçada com a doação de 60 milhões de dólares destinados, fundamentalmente, à aquisição de vacinas.
A Aliança Global de Vacinas e Imunização é uma parceria internacional criada para aumentar o acesso a vacinas em países de baixa e média renda, com especial foco em África, Ásia e América Latina.
Foi fundada no ano de 2000 com o objectivo de aumentar o acesso à imunização e é constituída pela união de governos de países, a Organização Mundial da Saúde, o Banco Mundial, a Fundação Bill & Melinda Gates e outros doadores, incluindo fundações, ONGs, associações profissionais.
A GAVI tem a sede em Genebra, Suíça, e possui também um escritório em Washington, D.C. Estados Unidos.
Texto: JV/JA

