Jornal ÉME – Dande (Bengo)- 04.10.2025 – O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou neste sábado (04), o primeiro Centro Desportivo Nacional de Alto Rendimento do país, localizado na zona do Bucula, município do Dande, província do Bengo.

A infra-estrutura foi baptizada como Complexo Desportivo Paralímpico José Armando Sayovo, em homenagem ao consagrado atleta paralímpico angolano.
Projetado para ser um verdadeiro catalisador do desporto nacional, o complexo foi construído como parte das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional.
A cerimónia de inauguração, marcada pelo corte simbólico da fita e pelo descerramento da placa, foi conduzida pelo Chefe de Estado, reconhecido como o principal impulsionador da iniciativa que pretende transformar a província do Bengo na capital do desporto inclusivo em África e no mundo.
O evento contou com a presença de diversas individualidades, entre elas a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, o Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, além de vários convidados nacionais e internacionais.

Construído numa área de cerca de 71 mil metros quadrados, o Complexo Desportivo José Armando Sayovo teve um investimento estimado em 70 milhões de dólares norte-americanos. A infra-estrutura inclui um ginásio, área residencial com capacidade para 250 atletas, escola secundária, refeitório, zonas sociais e administrativas.
No plano desportivo, o centro está equipado com um pavilhão multidesportivo para a prática de várias modalidades, como futsal, andebol, basquetebol, voleibol, hóquei em patins, ténis de mesa, esgrima e mãoball. Conta ainda com um campo de futebol com relva sintética, uma piscina olímpica e uma pista de atletismo.
O Complexo representa um marco no desenvolvimento do desporto nacional e vai responder a uma necessidade há muito identificada, como o fomento para o surgimento de novos talentos e oferecer melhores condições de preparação e competição para os atletas de alto rendimento.
Texto:NBS
Foto : DG