Jornal ÉME – Luanda – 16.10.2025- O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, nesta quarta-feira (15) durante o seu discurso sobre o Estado da Nação, proferido na Assembleia Nacional, que “o emprego jovem continua a ser um dos maiores desafios com um perfil etário bastante jovem como o nosso”.
Ao manifestar esta posição, João Lourenço, realçou, a necessidade de criar empregos bem remunerados em todos os sectores sociais e económicos do País, voltados para a população nacional, predominantemente jovem.
“ Apostar na juventude é o mais avisado e racional. Por isso, não medimos esforços para preparar os nossos jovens, criar as condições para que estejam à altura dos desafios do seu tempo e para que possam realizar os seus sonhos”, afirmou.
O Chefe de Estado também salientou que o Executivo angolano está a fomentar a geração de emprego por meio do auto-emprego, com a criação do Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA), que financia iniciativas nas áreas do emprego e da formação profissional.
“Criamos o Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA), que já beneficiou 26 mil e 932 cidadãos no âmbito do programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos em Angola (JOBE Angola), além da disponibilização de estágios profissionais, microcréditos e kits profissionais” frisou João Lourenço.
Segundo o Presidente o programa JOBE, financiado pelo Fundo Nacional para o Emprego de Angola, visa promover o emprego digno, fomentar a inclusão social e apoiar o empreendedorismo jovem.
Durante o discurso, João Lourenço, garantiu que a aposta no capital humano continuará a ser prioridade do Governo
O Chefe de Estado sublinhou, que o Executivo mantém o compromisso de ampliar a oferta formativa em áreas com maior potencial de absorção de mão-de-obra qualificada.
Texto: NBS