Jornal ÉME – Luanda, 04.10.2025 – O Coordenador da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central (CDEA/CC), Pedro Neto, exortou (03), em Luanda, os dirigentes dos órgãos disciplinares do Partido a tratarem condutas inadequadas com justiça e imparcialidade e propor sanções proporcionais sempre que necessário.
As declarações foram feitas durante o discurso de encerramento do I Conselho de Disciplina e do II Seminário Nacional sobre Disciplina, Ética e Integridade, realizado no Auditório do Comité Central, localizado no Complexo Turístico do Futungo II.
Pedro Neto reforçou o apelo às comissões para que assegurem a disciplina interna e intensificar o controlo das actividades partidárias por meio da monitorização do desempenho das organizações de base, com especial atenção ao cumprimento dos deveres pelos membros do Partido.
O dirigente também defendeu a realização periódica de auditorias financeiras, operacionais e de conformidade, com o objetivo de prevenir falhas, identificar riscos e propor melhorias.
Sublinhou ainda a importância da prestação regular de contas, contendo informações relevantes e transparentes.
Para garantir a eficácia dessas medidas, Pedro Neto considerou urgente a implementação de programas de formação, capacitação e sensibilização sobre Ética e Conformidade, abrangendo todos os níveis da estrutura partidária.
O evento, que decorreu ao longo de dois dias sob o lema “MPLA – Unidade e Coesão com Disciplina, Ética e Integridade”, teve como objectivo principal fortalecer política e tecnicamente os membros e quadros da CDEA, com destaque para os recém-eleitos no âmbito da Nova Divisão Político-Administrativa.
A sessão de encerramento contou com a presença de membros do Secretariado do Bureau Político e do Comité Central, directores de departamentos e gabinetes, chefes de divisão, bem como dirigentes e quadros provenientes de todas as províncias do País.
A Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central é um órgão nacional do Partido, com natureza disciplinar, fiscalizadora e consultiva em matéria de recursos, eleito pelo Comité Central, a quem presta contas da sua atividade.
Texto: DN
Fotos: LF