Jornal ÉME – Luanda – 04.12.2025 – O Secretariado Executivo Nacional da OMA reafirmou, nesta quinta-feira (04), no Bairro Vila Flôr, município do Kilamba, a aposta na humanização dos serviços primários de saúde ao realizar uma Feira Integrada de Saúde, Solidariedade e Cidadania, com o propósito de levar os serviços sanitários junto das comunidades locais.

A sessão de abertura desta iniciativa, que decorrerá até sexta-feira (05/12), foi orientada pela Secretária para as Relações Internacionais da OMA, Augusta Leonel, e contou com a parceria de técnicos, enfermeiros, médicos e especialistas da Direcção Municipal da Saúde.

Inserida no quadro das actividades em alusão ao 8.⁰ Congresso Ordinário da Organização, a OMA entende que acções de âmbito social concorrem para o bem-estar das populações, com realce para as comunidades rurais.

Ao falar do evento, a Secretária para as Relações Internacionais da OMA disse que a acção de âmbito nacional visa proporcionar vários serviços de saúde e de diversas especialidades às populações, assim como prestar aconselhamento jurídico às famílias.

Augusta Leonel sinalizou que a feira foi realizada com particular atenção para a saúde da mulher, concretamente a reprodutiva e preventiva, assim como a distribuição de medicamentos de forma gratuita, mosquiteiros para gestantes e crianças no âmbito do combate à malária e, realização do registo civil.

Por seu turno, o Primeiro Secretário da Comuna da Vila Flor, Nelson Rita, enalteceu o gesto da OMA de levar de forma gratuita a assistência médica e medicamentosa à comunidade, já que constitui uma das preocupações das autoridades locais, dada a falta de infra-estruturas sanitárias naquela região.

A directora municipal da Saúde no Kilamba, Estefânia Fortes, disse que pretende-se atender mais de três mil utentes, visto que as patologias mais frequentes na comunidade são a malária, infecção urinária e lombalgia, devido as actividades de agricultura que predominam no local.

Com foco no cumprimento dos objectivos traçados, foram prestados ainda serviços de consultas e exames de pediatria, pré-natal, planeamento familiar, aconselhamento jurídico, enfermagem, laboratório, medicina geral, nutrição, ginecologia e administração de vacinas.

Texto: DN