Jornal ÉME – Benguela – 10.08.2025 – A municipalização da governação exige uma atitude mais pró-activa, responsável e comprometida com os interesses dos cidadãos, salientou neste domingo (10), no município Navegante, em Benguela, o Secretário do Bureau Político para Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba.

O dignitário falava na abertura do Primeiro Encontro Nacional do Secretariado do Bureau Político com os Primeiros-secretários municipais do MPLA.
A acção partidária do MPLA deve ser guiada por uma escuta activa das populações e pela resposta concreta aos seus desafios. A proximidade com as comunidades, a promoção de soluções locais e o respeito pelos valores fundadores do partido, justiça, solidariedade e progresso são pilares que, segundo o dirigente, devem continuar a moldar o futuro político do MPLA.
“Queremos um Partido cada vez mais forte, organizado, eficiente, próximo das bases e coerente com os seus valores fundadores”, afirmou Gonçalves Muandumba, ao reforçar o compromisso com uma actuação política centrada nas pessoas.

O dirigente destacou que o MPLA sempre considerou o município como um território fundamental em todo o seu processo de planeamento estratégico.
Justificou essa visão por ser o município um espaço privilegiado de interacção entre o cidadão e a acção político-administrativa, com os organismos e órgãos que concorrem directamente para a solução dos problemas económicos, políticos e sociais dos cidadãos e do País.
Segundo o político, a reunião visou reflectir sobre o papel estratégico do MPLA ao nível municipal, na consolidação da unidade nacional, no reforço da democracia interna e na materialização dos compromissos do programa de Governo liderado pelo Presidente João Lourenço.
O encontro serviu igualmente como espaço de partilha de boas práticas, alinhamento estratégico e renovação do compromisso político com o povo angolano, contando com a presença de distintos membros do Secretariado do Bureau Político, Primeiros-secretários dos Comités Provinciais do Partido e outros dirigentes.
Texto: JG
Fotos: DG

