Jornal ÉME – Moxico – 07.11.2025 – O Comité Provincial do MPLA do Moxico realizou, (04/11), no Luena, a sua 2.ª Sessão Ordinária que contou com a presença do coordenador do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político a esta Região, Pedro Sebastião Teta.

A reunião orientada pelo primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA do Moxico, Ernesto Muangala, teve como foco o “Plano de Equilíbrio Comparativo das Condições de Partida para o Desenvolvimento do Moxico e Perspectivas”.
O encontro que contou com a maioria dos seus membros, analisou igualmente o funcionamento do Partido e aprovou diversos instrumentos de gestão política e administrativa, com destaque para o preenchimento de vagas no Comité Provincial, nomeadamente, Alberto dos Santos e Edith Pinto.
Fazem parte dos documentos aprovados, o Relatório de Actividades (Março-Outubro 2025), o Plano de Actividades para 2026, o Orçamento indicativo 2026 e, informações sobre o processo do 8.º Congresso Ordinário da OMA, o arranque do Ano Lectivo e Agrícola 2025/2026, a massificação do Bilhete de Identidade e a implementação dos Conselhos de Moradores.

A reunião recomendou ao Governo Provincial para acelerar a conclusão de escolas e projectos agrícolas.
O Comité Provincial exaltou o 50.º Aniversário da Independência Nacional e o 69.º Aniversário da Fundação do MPLA, apelando à mobilização dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, bem como à coesão em torno do Presidente João Lourenço e à rejeição de atitudes que atentem contra o Estado Democrático e de Direito.
No acto de encerramento, o Secretário do Bureau Político para o Departamento das Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedro Teta, destacou a importância da unidade, disciplina e bem servir ao povo.
Finalmente, duas Moções foram aprovadas nesta 2.ª Sessão Ordinária, nomeadamente, uma de apoio ao Presidente do MPLA e da República, João Lourenço, e outra de Agradecimento a todos os que contribuíram para o êxito da reunião.
Texto: JG

